Projeto: Reforço Escolar aos Acolhidos | Casa Transitória
Os voluntários deverão apoiar as crianças e adolescentes nos estudos escolares, pois muitos deles sofrem com a defasagem escolar e precisam de nosso auxílio, para acompanhar as matérias escolares.
Avenida Carlos Salles Block, 845, Anhangabaú, Jundiaí - SP, 13208-100, Brasil
Objetivo: Oferecer um espaço de acolhimento e desenvolvimento de habilidades de interação social, com destaque para a expressão de emoções; estimular o reconhecimento de emoções e desenvolvimento de estratégias próprias para lidar com elas; favorecer o reconhecimento de virtudes próprias e do outro
Justificativa: Em linhas gerais, o reforço escolar é um recurso de apoio aos nossos acolhidos que chegam com uma defasagem acentuada, e o voluntário deve auxiliar a compreender melhor os conteúdos ensinados em sala de aula.
Muito mais que a repetição do conteúdo, o reforço escolar é uma forma de permitir, através da revisão de conteúdos, da realização de exercícios, uma nova forma de assimilar o conteúdo, em novas abordagens.
O reforço escolar é um momento no qual nossos acolhidos tem a possibilidade de ter a disposição uma pessoa que estabeleça um momento de conexão para o seu desenvolvimento educacional obtendo esclarecimentos, tirando dúvidas e melhorando a compreensão de algum assunto específico ou disciplina.
Como o ensino é individualizado, o reforço escolar consegue ter grandes resultados de forma mais rápida. Por focar nas especificidades do processo de aprendizagem de cada aluno, ela respeita os diferentes ritmos de aprendizagem e dificuldades de cada ano.
Os principais benefícios são:
- Foco nas dificuldades específicas de cada aluno;
- Ensino personalizado para cada estilo de aprendizagem;
- Motivação e autoestima.
As habilidades que devem ser desenvolvidas pelas crianças e adolescentes:
- Criatividade;
- Capacidade de solução de problemas;
- Liderança;
- Comunicação;
- Pensamento crítico;
- Trabalho em equipe;
- Adaptabilidade;
- Saber acessar informações.
Os encontros ocorrem de forma presencial, semanalmente com duração de no máximo 2 (duas) horas.
Nosso público alvo hoje é das 05 a 16 anos, tendo como primordial o desenvolvimento da escrita e leitura, como também o desenvolvimento da compreensão numérica.
Pontos a serem abordados nos encontros:
- O eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços., sons, cores e formas;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Quantas vagas abertas para voluntariado: 4 (quatro) no total
Capacitação do voluntário: Será necessário passar por uma capacitação interna da instituição, sendo dois encontros de 1:30h cada, podendo ser de forma virtual.
Quando começam os encontros: Após o voluntário passar pela capacitação.
Endereço Instituição: Av. Carlos Salles Block, 845 - Anhangabaú, Jundiaí - SP, 13208-100
Em caso de dúvidas:
Adriano Moraes: 11 99176-3260 e ou adriano@jrbusanelli.com.br