Instituições

Associação de Apoio a Criança e ao Adolescente de Alumínio

Travessa Ilhéus, 125, Alumínio - SP, 18125-000, Brasil
Líderes
Sobre

BREVE HISTÓRICO 

O grupo que deu origem a Associação de Apoio a Criança e ao Adolescente de Alumínio, iniciou suas atividades em 1989, por meio de senhoras de boa vontade da comunidade, que ao notarem muitas crianças e adolescentes pelas ruas, fora do horário escolar, sem oportunidades e nenhuma atividade para fazer, reuniram-se na igreja, em busca de solucionar esse problema. As primeiras atividades foram realizadas em um espaço cedido no bairro Briquituba, e caracterizava-se como “Pastoral do Menor”, que após o Estatuto da Criança e do Adolescente, passou a denominar-se Pastoral da Criança. Em 1990 foi cedido um novo espaço para os encontros e atendimentos, na Vila Paraíso, ainda sem nome de rua que hoje conhecemos como: Rua Ilhéus número 125, onde ainda se localiza a sede da Associação. Na época as atividades eram realizadas sobre uma tenda coberta com lonas. Ofertava-se a comunidade oficinas de artes variadas, esporte, música e teatro. A organização sobrevivia com recursos próprios, provenientes de doações e da venda de artesanatos, produzidos durante as atividades.Em 1999, Maria Auxiliadora R. Gomes assumiu a coordenação  da entidade. Novas demandas surgiram e a necessidade de ampliar os recursos, para atender outros públicos e diversificar as atividades. Dessa forma, a organização iniciou o processo de regularização e em 2003, foi criada a AACAA - Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente de Alumínio, reconhecida juridicamente como instituição. Em 2006 o então prefeito José Aparecida Tisêo construiu um prédio no terreno cedido a organização, disponibilizando o uso para as atividades do grupo:  O endereço permanece o mesmo, com algumas ampliações, mantendo a parceria com a Pastoral da Criança e ofertando novas atividades. Buscando, à medida do possível, ofertar atividades de interesse ao público de crianças e adolescentes, que envolvam as famílias, tendo como pano de fundo a valorização da vida e da comunidade, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. 

A organização tem seu trabalho reconhecido na comunidade e possui inscrição nos Conselhos Municipais CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e CMDHCA (Conselho Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente) e em 2018 recebeu o título Ponto de Cultura, ortogado pela Secretária da Cultura do Estado de São Paulo como reconhecimento do trabalho desenvolvido de valorização da comunidade por meio da Oficina de Fotografia, que buscou desenvolver nos participantes um censo crítico da arte, resgatando histórias e experiências de vida de pessoas da comunidade, que foram fotografadas e organizadas em uma exposição. 

Em 2018 foi parceira no Projeto Oasis, iniciativa da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) que mobilizou a comunidade para ações de melhoria do bairro. Na época o projeto que prevaleceu foi à construção de uma área de lazer. O terreno foi cedido pela prefeitura e a comunidade, utilizando materiais disponíveis e outros que foram adquiridos por meio de doação, construiu a praça Marta Rosa com playground para as crianças. A manutenção do espaço é realizada pela comunidade, com apoio da Associação. Em 2019 a organização recebeu a doação de livros da antiga biblioteca,do Colégio Objetivo de Mairinque. O material foi organizado em uma pequena biblioteca na sala principal e tem sido bem utilizado, principalmente pelas crianças do bairro. 

Além disso, como uma das ações da Oficina de Fotografia, em dois períodos do ano a organização realiza na praça de maior movimento próximo a comunidade, o projeto FOTO NA PRAÇA fotografando gratuitamente as pessoas que passam por lá. As fotos são reveladas e entregues as pessoas como recordação. 

Em 2020 iniciamos o ano com as atividades previstas no plano de trabalho e continuamos com as parcerias com a PASTORAL DA CRIANÇA e com o Grupo GINGAI ALUMÍNIO, porém no mês de março nosso país é atingindo por um vírus mortal o Sars-Cov-2 (covid19) o que levou o país e mundo entrar em estado de pandemia, com isso vários aos decretos municipais foram criados para impedir o avanço de contágio da doença em nosso município e atendendo o decreto a AACAA suspendeu todas suas atividades. Em abril é firmada parceria com a Igreja Apostólica Aba Pai o que fortaleceu a OCS dando suporte para realizações de várias ações emergencial como distribuição de cestas básicas, roupas e calçados dentre outros. No mesmo é criado o plano emergencial de articulação dos atores da sociedade civil e serviços socioassistenciais do município de Alumínio, que constituiu comitê de enfrentamento das vulnerabilidades sociais, através de ações de segurança alimentar diante da pandemia do coronavírus covid-19 o qual a AACAA passa a fazer parte, dentre várias ações realizadas pelo comitê a AACAA participou ativamente na distribuições de hortifruti para comunidade Aluminense, atuou como base para entrega dos vale alimentação realizada pela empresa CBA, também fez parte das OSCs que participaram do programa “ BOM APETITE” da rede SESI ALUMÍNIO 192 que atendeu e distribui marmitas para comunidade Vila Ré e Vila Paraíso até o mês setembro totalizando 51.300 marmitas. Em setembro a AACAA inicia uma parceria com os Alcoólicos Anônimos cedendo espaço para a realização das reuniões da irmandade. A AACAA no período de pandemia tem se mantido presente em inúmeras ações a serviço da comunidade aluminense o demonstra sua importância como utilidade pública.