:format(jpeg):quality(80):fill(white,true)/3f00fc8b-167b-4cc0-b1df-7cec4b2c0bcc.jpg?v=63866851825)
O Centro de Ensino Força Aérea Brasileira, localizado na Rua do Arame – Jardim São Cristovão n° 88, São Luís-MA, C.E.P. 65.055030; Nasceu no ano de 1970, no governo de Dr. Pedro Neiva de Santana, por exigência de uma comissão de pais que queriam escola para seus filhos que estavam na faixa etária de 7 a 10 anos sem nunca terem frequentado uma sala de aula. A comunidade se reuniu para fazer uma sala de aula que ficava em uma área coberta da FAB, para atender um grande número de pais carentes preocupados com os estudos dos seus filhos. O prédio da U.I. Força Aérea Brasileira foi reformado no ano de 1998, sob a administração da Gestora Geral Maria Clara França Ferreira, tendo como Gestora Adjunta Hildalice de Cássia Santana Dias. E agora após 21 anos, mais uma reforma de ampliação para melhoria das instalações. E neste momento passa-se chamar Centro de Ensino Educa Mais Força Aérea Brasileira, é uma escola de médio porte da rede estadual de ensino; passa a oferecer a modalidade Educação em Tempo Integral a partir da adesão do Governo do Estado do Maranhão ao Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI do Ministério da Educação, criado pela Portaria MEC n° 727 de 13 de junho de 2017; junta-se no ano de 2020 aos 11 Centros já existentes no Estado; sob o acompanhamento da Equipe do Programa de Educação Integral - SUPCETI, com o apoio da Unidade Regional de Educação - URE - São Luís. No dia 06/01/2021 o Centro passou por uma mudança de Gestão, agora como Gestor Geral o Professor Thiago Brandão Ericeira, onde aponta com desafios: a implantação do modelo de escola em tempo integral de forma remota(poucos estudantes com acesso a internet de qualidade, questões sócio economicas baixa, porém se mostraram muito engajados) e a infraestrutura, que ainda esta aquém de uma escola de tempo integral. Nos últimos anos, segundo dados estatísticos oficiais, constatou-se um índice de reprovação, abandono e evasão escolar baixa; percebe-se que este quadro apresentado, acontece devido a fatores externos que refletem no desempenho escolar, hoje mais do que nunca a escola está empenhada para uma educação para a vida em cidadania, preocupada em propiciar a seus alunos a capacidade de analisar o meio em que está inserido, situá-los nesse contexto, torná-los críticos, prepará-los através de um processo evolutivo, tornando-os homens realizados em sua plenitude enquanto seres humanos, na busca de uma sociedade com um menor nível de discrepância, para alcançar esse objetivo é necessário ofertar uma educação de qualidade em tempo integral de excelência, pautada em valores tais como: dignidade, ética, cooperação, compromisso. Valores estes que visam contribuir para a formação de jovens autônomos, competentes, solidários, capazes de exercerem a cidadania, o protagonismo juvenil. Fundamentados nos quatro pilares da educação através da pedagogia da presença, educação interdimensional de modo que estejam aptos a concretizar o seu projeto de vida. Agora no ano de 2022 começamos o movimento de implantação do novo ensino médio, consolidando a sua prática em 2023 com a execução dos itinerários e escolha pela comunidade escolar. Os itinerários escolhidos: Linguagens e Humanas, Saúde e Ciências Econômicas e Administrativas.